terça-feira, 28 de setembro de 2010

O QUE É TERAPIA CRANIOSACRAL?

Fonte: Craniosacral Therapy Association of the UK - folder de divulgação

A Terapia CranioSacral é um tipo de terapia manual que auxilia o corpo na sua capacidade de autocura.

Normalmente o paciente deita em uma maca, enquanto as mãos do terapeuta fazem um leve contato com o corpo. É uma aproximação suave que não utiliza de manipulação. O terapeuta escuta, através das mãos, o que está acontecendo com o corpo, identifica e ajuda a aliviar a dor através do toque. Você poderá sentir uma profunda sensação de relaxamento, além de sensações de calor, formigamento, pulsações.

A Terapia CranioSacral é guiada pelo paciente. Seu próprio corpo vai definir o ritmo do trabalho realizado pelo terapeuta, logo você se sentirá confortável, e capaz de integrar as mudanças que vão ocorrendo em seu corpo.

Como é seu corpo (ao invés de sua mente) que estabelece as prioridades, você pode acabar descobrindo que a primeira mudança que acontece pode não estar diretamente relacionada à razão que o trouxe para o tratamento. Algumas pessoas percebem que podem levar algumas sessões para se acostumarem com o que estão sentindo. Por estas razões, talvez seja preciso considerar fazer uma série de sessões a fim de obter todo o benefício da Terapia CranioSacral e seus efeitos cumulativos.

A Terapia CranioSacral deve sua crescente popularidade à sua suave e efetiva abordagem. Ela desenvolveu-se através de descobertas sobre a fisiologia corporal sutil, feitas por osteopatas dos EUA há aproximadamente 100 anos. Estes achados mostram que as células do corpo expressam um movimento rítmico que é fundamental para a vida – que foi chamado de ritmo craniossacral.

No centro do corpo o fluido cérebro-espinhal, que banha e protege o cérebro e a medula espinhal, expressa seu movimento como uma maré de fluxo e refluxo; enquanto ossos, órgãos e outras estruturas do corpo seguem seu próprio padrão de movimento. Este ritmo é tão sutil que dificilmente é mensurável através de instrumentos, porém um terapeuta treinado é capaz de percebê-lo.

O desenvolvimento destas descobertas evoluiu e refinou a terapia a um estilo único de escuta profunda do corpo.




COMO FUNCIONA A TERAPIA CRANIOSACRAL?

Os tecidos do corpo se contraem em resposta um trauma físico ou estresse emocional. Às vezes, especialmente quando o trauma é severo ou acompanhado por fortes emoções, os tecidos permanecem contraídos.

Qualquer trauma, estresse, esforço ou tensão que permanece no corpo restringe o seu funcionamento e o problema pode aumentar ao longo dos anos. Os efeitos podem ser tanto físicos (como dor nas costas, cefaleia ou distúrbios digestivos) quanto emocionais (como ansiedade ou depressão).

As restrições no funcionamento do corpo ficam evidentes na maneira que o ritmo craniossacral se expressa. O profissional habilitado a aplicar a terapia é treinado para sentir este ritmo sutil no corpo, e pode usar esta sensibilidade para perceber o local que está congestionado ou restrito.

Usando as mãos para amplificar o padrão que o corpo está mantendo, o terapeuta dá a oportunidade que o corpo precisa para se desfazer das restrições e retornar a uma maneira mais fácil de manter sua função. Isto libera a energia que o corpo estava utilizando para manter a restrição. Logo, um dos benefícios da terapia poderá ser o aumento no nível de energia disponível. As mudanças resultantes podem trazer um grande alívio tanto no nível físico, quanto no mental e emocional.


Por ajudar a aumentar a vitalidade e apoiar o processo de auto-cura do corpo, a Terapia CranioSacral pode ajudar em inúmeras condições de saúde, tais como:

- artrite;
- dores nas costas;
- desordens respiratórias;
- fadiga crônica;
- depressão;
- problemas digestivos;
- dores de cabeça e enxaquecas;
- desequilíbrio hormonal;
- dores musculares;
- dor ciática;
- ansiedade/estresse.

Mas você não precisa estar doente ou ter algum sintoma em particular para se beneficiar da Terapia CranioSacral. O alívio do estresse da vida diária, e a melhora da vitalidade e bem-estar que a Terapia CranioSacral pode trazer, são bem-vindos em qualquer momento.


Maiores informações:
www.craniosacral.co.uk
www.upledger.com
www.upledgerbrasil.com


4 comentários:

  1. e ae cara, tudo bom? parabéns pelos posts...
    depois entra no meu blog ! falo sobre terapia manual e desportiva... www.ftmanual.blogspot.com
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa noite.
    Eu gostaria muito de sua opinião sobre a dor que eu tenho sentido. Sinto muita dor nos pés, fiz uma Eco que mostra neuroma de morton de 0,4 cm. Mas o Dr- não acredita que seja a causa da dor tão intensa. Eu sou muito tensa e ansiosa, NUNCA consigo relaxar. meu marido fez ponte de safenas, desde então eu nunca mais fiquei um unico dia sem sentir dor.
    Gostaria de saber se essa terapia CranioSacral pode me ajudar?
    Aguardo uma resposta. Muito obrigada. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Eu gostaria muito de sua opinião sobre a dor que eu tenho sentido. Sinto muita dor nos pés, fiz uma Eco que mostra neuroma de morton de 0,4 cm. Mas o Dr- não acredita que seja a causa da dor tão intensa. Eu sou muito tensa e ansiosa, NUNCA consigo relaxar. meu marido fez ponte de safenas, desde então eu nunca mais fiquei um unico dia sem sentir dor.
    Gostaria de saber se essa terapia CranioSacral pode me ajudar?
    Aguardo uma resposta. Muito obrigada. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. BELO HORIOZNTE 02 DE JANEIRO DE 2017
    BOA TARDE.
    GOSTARTIA DE SABER SE EM BELO HORIZONTE TEM ALGUM MEDICO, TECNICO QUE FAÇA ESTE TRATAMENTO ,"TERAPIA CRANO SACRAL", OU CONHECE ALGUEM QUE O FAÇA. ACREDITO QUE ELA PODE ME AJUDAR.
    AGUARDO UMA RESPOSTA, MUITO OBRIGADA. MARIA HELENA

    ResponderExcluir