domingo, 30 de maio de 2010

Relação entre sistema de fáscias (tecido conjuntivo) e saúde

Fáscia é o forte tecido conjuntivo que nos mantém inteiros. Este tecido envolve todo o corpo, transmite movimentos. Permeia os músculos, forma tendões e ligamentos, envolve e protege órgãos internos. O tônus muscular, ou o estado de contração têm forte relação com o estado de tensão ou relaxamento em que se encontram as bainhas ou revestimentos de fáscia em determinadas regiões do corpo em qualquer momento.
Este tecido é originário do mesênquima, tecido embrionário que também forma os ossos, os músculos, os ligamentos e os tendões. Esse conjunto de tecidos, em qualquer ser humano, é o responsável pela nossa posição no espaço físico tridimensional. É o espaço que nos diferencia e individualiza em relação ao espaço externo.




A figura ao lado mostra um corte no tecido muscular. A fáscia é o tecido que aparece em branco.

As fáscias do corpo inteiro formam um único sistema. Todas as partes do corpo são interconectadas pela fáscia. Isso significa que padrões de tensão anormal na fáscia podem ser transmitidos de uma parte do corpo a outra, de formas aparentemente muito bizarras a não ser que você conheça a “unidade” do sistema fascial.
Por exemplo, uma lesão no estômago (úlcera, por exemplo) poderia provocar uma dor no joelho; ou, então, uma dor lombar que reflete em uma dor cervical e cefaléia.

Fáscia,na verdade é uma palavra usada no singular, que designa um grande conjunto membranoso. A fáscia é formada de acordo com a demanda de forças que recebe. Muda em resposta a abusos, demasiado uso, falta de uso, doença, trauma, processos inflamatórios. Todas estas alterações podem provocar restrições, que não podem ser vistas em exames padronizados, como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética.



Sistema Fascial e Postura





Devido ao fato de os músculos estarem interligados por cadeias musculares através do sistema de fáscias, qualquer encurtamento ou alongamento de um músculo específico trará repercussões ao longo de sua cadeia. É exatamente por este motivo que a Reeducação Postural Global (RPG) trabalha a postura de forma global e simultânea. Desta forma, um desalinhamento no pé pode ser transmitido através do corpo pela fáscia, e provocar tensão muscular na coluna cervical, por exemplo.
Outros métodos dentro da Fisioterapia também levam em conta as cadeias musculares e o conceito de globalidade, como o método Rolf e o método de cadeias musculares GDS.









Sistema Fascial e Terapia CranioSacral

O tecido fascial é móvel até certo ponto em condições normais. Permite movimentos corporais fisiológicos e sutis, oferecendo pouca ou nenhuma resistência; também permitem movimentos corporais brutos; permite que o coração bata e os pulmões se expandam.
Entre os movimentos corporais fisiológicos mais sutis normalmente facilitados pela fáscia está o movimento rítmico do corpo inteiro em conformidade com as atividades do sistema craniossacral. Ou seja, o ritmo gerado pela produção e absorção do líquido que envolve cérebro e medula pode ser sentido em qualquer parte do corpo. Desta forma, é possível detectar e intervir, através de um toque muito leve, restrições neste sistema a partir deste movimento muito sutil permitido pelo sistema de fáscias do corpo humano.











Sistema Fascial e condução energética

O sistema fascial também ajuda na condução eletromagnética do corpo. É o meio físico que conduz a maior parte do fluxo de energia do corpo. Quando ela endurece, sua capacidade de conduzir a energia fica bastante reduzida. Isso, por sua vez, diminui a quantidade de energia que os órgãos envolvidos pela fáscia podem receber dos campos de energia que existem à nossa volta.

A diminuição da condutividade da fáscia tem a ver com o processo de envelhecimento. Quando se faz um trabalho para amolecer os tecidos enrigecidos, uma quantidade muito maior de energia flui para o órgão ou músculo envolvido pela fáscia. Esse órgão ou músculo desperta e torna-se novamente saudável. Esse tipo de trabalho, combinado com o uso da energia de cura, é eficaz até mesmo no caso de lesões muito antigas. Ele revigora os tecidos que ficaram sem uso durante muitos anos. Embora seja preciso muito tempo e atenção para curar lesões antigas, um considerável número de pessoas acha que isso vale a pena. As pessoas que fazem um trabalho corporal ou energético que amolece a fáscia permanecem jovens por mais tempo. (B. Brennan)

A condução energética do corpo pode ser trabalhada de forma eficaz através de algumas técnicas de terapia manual, assim como de técnicas mais sutis de direcionamento de energia, como as utilizadas no Reiki e também na Terapia CranioSacral.

Fontes:

Upledger Institute - Apostila do Curso de Introdução à Terapia CranioSacral
www.upledgerbrasil.com

Brennan, B. Mãos de Luz. São Paulo: Cultrix, 2006.

http://www.rolfguild.net/rolf-fascia.html (site Método Rolf)

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/alternativa/fascia.htm

http://www.clubphysioplus.com/stretches.htm