quarta-feira, 21 de abril de 2010

Descanso e alimentação correta evitam dores nas costas




Descanso e alimentação na proporção correta são dois fatores muito importantes para evitar crises de dores musculares na coluna.
Segundo Bárbara Brennan (autora de "Luz Emergente"), “é espantosa a quantidade de pessoas tensas e subnutridas que a nossa rica sociedade produz”. Esta mesma autora coloca que as atividades diárias impõem tamanha tensão sobre as costas que as pessoas inevitavelmente ficam cansados e sofrem uma diminuição da taxa de açúcar no sangue.

Esta é, portanto, uma das inúmeras razões para seguir o velho conselho de não ficar muito tempo sem se alimentar (o que também ajuda no controle de peso). A dica da autora é ter sempre à mão passas, castanhas, ou outras coisas que se possa "beliscar" para matar a fome, e assim não deixar a taxa de glicose ficar muito baixa. Só não vale abusar das semestes oleagionosas, como as castanhas, pois são muito gordurosas e não podem ser ingeridas em demasia. Muito menos abusar de doces e alimentos industrializados. Frutas são sempre uma boa escolha.

Outro fator importante é o descanso. Segundo a fisioterapeuta Maritza Klein Steffenhagen, "os pacientes com lombalgias e cervicalgias deveriam tirar um tempinho depois do almoço para um descanso de 15 a 20 minutos. É ótimo para relaxar a musculatura e proporciona alívio imediato da dor". Além disso, a posição deitada é a que produz menor carga nas vértebras e discos intervertebrais.

Para terminar, uma ótima dica de Bárbara Brennan, que pode ajudar a diminuir dores e mehorar sua saúde:

"Faça um intervalo durante o período do dia em que você costuma ficar cansado. É de grande ajuda um repouso rápido logo que você começa a se sentir cansado. Essa é uma necessidade para qualquer pessoa que tenha problemas nas costas. A maior parte das recaídas ocorre quando a pessoa está cansada ou com fome. Encontre maneiras novas e criativas de descansar durante curtos períodos, não importa onde você esteja. Por exemplo, você pode fazer uma meditação simples se tiver cinco minutos para se sentar sozinho no seu escritório, ou até mesmo no banheiro. Faça isso sentando-se imóvel, com as costas eretas, os olhos fechados e respirando profundamente. Isso surte efeitos impressionantes, e ninguém vai sentir sua falta. Outras maneiras de descansar é fazer exercícios de alongamento ou pequenas caminhadas".

Fontes:

Brennan, Bárbara A. Luz Emergente. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2006.

Steffenhagen, Maritza K. Manual da Coluna: mais de 100 exercícios para você viver sem dor. Curitiba: Estética Artes Gráficas, 2003.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Descubra - Terapia CranioSacral



A Terapia CranioSacral é uma técnica manual suave criada pelo médico osteopata e pesquisador Dr. John Upledger, há mais de 30 anos. Esta técnica ajuda a detectar e corrigir desequilíbrios no sistema craniossacral, que podem ser a causa de disfunções sensoriais, motoras e/ou neurológicas.
O sistema craniossacral é formado pelo fluido e membranas que envolvem e protegem o cérebro e a medula. As alterações na pressão exercida por este líquido sobre as membranas e ossos geram um ritmo corporal sutil denominado ritmo craniossacral.
Utilizando-se do ritmo craniossacral e de toques suaves, é possível melhorar o funcionamento corporal, estimulando seus próprios mecanismos naturais de cura, ajudando no alívio de:
- Dores crônicas na nuca e na lombar
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Estresse e tensão
- Fadiga crônica
- Fibromialgia
- Escoliose
- Disfunções na Articulação Temporomandibular (ATM)
entre outras.
Uma sessão de Terapia CranioSacral pode durar de 15 minutos a uma hora e meia, podendo ser realizada em conjunto com qualquer outro método terapêutico.

Descubra a Terapia CranioSacral  e desfrute de todos os benefícios desta técnica que promove bem estar e qualidade de vida.

Maiores informações:

www.posturaecraniosacral.blogspot.com

www.upledgerbrasil.com


Ft. Ana Teresa Souza de Carvalho
CREFITO 10 69916-F
48-99277536
anateresasc@gmail.com
Rua Lauro Linhares, 2123. Trindade Shopping.
Torre A Sala 304
Florianópolis - SC

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Respeite seu corpo

"Respeite, aproveite e ame seu corpo; alimente-o, limpe-o e cure-o. Exercite-o e faça o que ele se sente bem em fazer. Seu próprio corpo é uma manifestação de Deus, e se você honrá-lo, tudo vai mudar em sua vida. Quando pratica o hábito de amar cada parte do seu corpo, planta sementes em sua mente, e quando elas germinarem, você ira amar, honrar e respeitar seu corpo imensamente"

(Don Miguel Ruiz - Os 4 Compromissos)